Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Comunicador como intelectual é a proposta do novo livro de Paulo Nassar

A observação de situações comunicacionais cotidianas e a análise dosdesafios dos comunicadores e das organizações em contextos de mudança integram a base do novo livro de Paulo Nassar, professor-doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/ECA-USP e diretor geral da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial/Aberje. A obra, intitulada "Comunicação Todo Dia" e editada em conjunto pela Companhia Editora Nacional e Lazuli Editora, vai ser lançada em evento na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 - piso térreo) a partir das 18h30min do dia 14 de julho de 2010.



Nassar retoma 80 artigos publicados na revista eletrônica Terra Magazine entre abril de 2006 e abril de 2009, sempre na tarefa de aliar teoria e prática. Entre os temas, divididos em duas partes - Comunicação e Cotidiano (Política, Publicidade e Comportamento, Jornalismo e Ética e Economia) e Comunicação Empresarial - estão os impasses da comunicação corporativa, os dramas das crises políticas, o lobby, a mestiçagem, a reputação, a memória,

a publicidade, a comunicação pública e o jornalismo. Como assinala o jornalista Francisco Viana, apresentando o conteúdo, o autor "cria valiosas chaves interpretativas para o ambiente brasileiro e internacional e conjuga elementos da história à dinâmica do tempo presente".
São 247 páginas de leitura fluida, auxiliada pelo emprego de uma linguagem coloquial - característica usual nos textos do autor - mas sem perder a complexidade do cenário contemporâneo e o registro dos desafios do papel do comunicador como intelectual, antes de ser eventualmente um especialista técnico. No prefácio, o professor de Ética e Filosofia Política da USP, Renato Janine Ribeiro, destaca a perspectiva de Nassar ao discutir ética no mundo empresarial, sobremaneira num tempo em que o capitalismo determina o andamento da vida pessoal através do consumo lucrativo. Enfrentando a vigilância das mentes (da opinião pública) e uma maior rigidez na regulamentação governamental, as organizações privadas precisam recriar seus relacionamentos. Neste sentido, diz Renato Janine, "a transcendência é um tema que ressoa nos textos deste livro. É a maneira como se sai do aqui-e-agora banal, do prosaísmo; é o modo pelo qual se caminha para algo mais elevado".


O que fica evidente, no conjunto de reflexões que age como roteiro pelo universo da comunicação, é a premissa de que quanto mais profundo for o conhecimento teórico, melhor será a realização prática, tendo como matriz a interdependência dos saberes.

Sobre o autor - Paulo Nassar é doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde atualmente coordena o curso de Relações Públicas e é docente da Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. É diretor geral da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial/Aberje. Dirige a Revista Comunicação Empresarial e a Revista MSG. Escreveu livros como "O que é comunicação empresarial", "Tudo Comunicação", "A comunicação da pequena empresa" e "Relações Públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações".



Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11-3662-3990 com Nara

Almeida, ou ainda pelo e-mail nara@aberje.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário