Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2009

43° DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS




Já falamos por aqui neste blog sobre a comunicação que está sendo trabalhada na igreja católica de uma maneira mais produtiva e bem feita em prol da evangelização.

O papa Bento XVI já fez seu anúncio sobre o 43° dia Mundia das Comunicações Sociais , e é sobre isto que vamos falar, das novas tecnologias, que promovem novas relações, difundem cultura, informação e permite um diálago e relacionamento interpessoal entre as pessoas em todo o mundo.

Os meios de comunicação devem ser usados de maneira ética que promova o crescimento do ser humano, o edifique, informe e eduque. Tudo cresceu, a música católica cresceu e se destaca também no meios seculares, as TVs católicas estão em expansão, rádios, sites, shows, eventos, retiros, tudo em prol da evangelização.

O Próximo dia Mundial das Comunicações Sociais será no dia 04 de maio, e Bento XVI ressalta a importância de todo este contexto de informação, tecnologia na sociedade e chama a todos a olharem , e também os profissionais da Comunicação à utilização de todos estes meios para o bem, nao de forma manipulativa:

"Quando a comunicação perde as amarras éticas e se esquiva ao controle social, acaba por deixar de ter em conta a centralidade e a dignidade inviolável do homem, arriscando-se a influir negativamente sobre a sua consciência, sobre as suas decisões, e a condicionar em última análise a liberdade e a própria vida das pessoas." (BENTO XVI)

Hoje é mais que comum, jovens passarem boa parte do seu tempo na frente do computador, são inúmeros os atrativos: Orkut, blogs, comunidades virtuais, MSN, jogos... tudo isso é bom, é a evolução da humanidade, o ruim é quando isto se torna incontrolável, e as formas de relacionamento passam a trazer problemas para os jovens e para suas famílias. Não é difícil perceber que a TV influência o comprtamento das crianças, jovens e adultos, quando se tornam escravos da moda, dos vícios, de status, e tantas outas coisas que destroem valores como a importânicia de uma família, a moral e ética.

Bento XVI nos alerta, como profissionais da comunicação, músicos, padres, pais, jovens, a fazer de todo este contexto de globalização atraves da internet, celular, etc. uma forma de nos tornarmos seres humanos melhores , mais próximos uns dos outros.

"À luz da mensagem bíblica, aquele deve antes ser lido como reflexo da nossa participação no amor comunicativo e unificante de Deus, que quer fazer da humanidade inteira uma única família. " ( BENTO xvi)





Nenhum comentário:

Postar um comentário